Legislativo de Parnamirim debate Campanha da Fraternidade 2025
Nesta sexta-feira (11), a Câmara Municipal de Parnamirim realizou uma audiência pública com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, em alusão a Campanha da Fraternidade 2025. Proposta pelo vereador Thiago Fernandes, a audiência teve o intuito de discutir e promover um olhar para a crise climática e as desigualdades ambientais.
A mesa diretora contou com a presença do vereador propositor; vereador Jonas Godeiro; vereadora Rárika Bastos; padre João Batista Nunes; monsenhor Robério Camilo e o professor Luís Eduardo Brandão (professor Kokinho).
No início da sessão, foi reproduzido no telão do Plenário Dr. Mário Medeiros o vídeo oficial da Campanha da Fraternidade 2025 e na sequência o monsenhor Robério Camilo foi à tribuna para começar o debate.
“Essa campanha nos convida a pensar sobre a urgência de cuidar da casa comum, promovendo uma ecologia integral, que conecta a fé cristã com a responsabilidade sócio-ambiental. A fé sem as obras é morta”, disse o pároco.
Em sua fala, o padre ainda alertou que “estamos um decénio decisivo para o planeta, ou mudamos, ou provocaremos com as nossas atitudes individuais e coletivas um colapso planetário”.
O professor Kokinho ainda propôs a reflexão acerca da criação de uma consciência ecológica a partir de “dentro de casa”, assim como o padre João Batista Nunes que foi à tribuna para trazer a ideia de que “a consciência ecológica não seja um modismo, mas uma necessidade”.
No fim da sessão, o debate ainda contou com as falas emocionadas do presidente da Câmara, Dr. César Maia, e dos vereadores Jonas Godeiro e Rárika Bastos, além da participação da poetisa Jaqueline Leandro.