Audiência Pública discute gratificação por produtividade em Unidades de Pronto Atendimento

por Lívia Mel / ASCOM CMP — publicado 08/04/2024 00h00, última modificação 09/04/2024 09h21
Por iniciativa do presidente da Comissão Permanente de Saúde, vereador Irani Guedes, a Câmara Municipal de Parnamirim realizou uma audiência pública para debater a gratificação por produtividade em Unidades de Pronto Atendimento.

Nesta segunda-feira (8), por iniciativa do presidente da Comissão Permanente de Saúde, vereador Irani Guedes, a Câmara Municipal de Parnamirim realizou uma audiência pública para debater a produtividade e valores de plantões eventuais para todos os servidores efetivos das unidades hospitalares: Maternidade Divino Amor, Upa de Nova Esperança e Hospital Márcio Marinho. O evento ocorreu às 9h, no Plenário Dr. Mário Medeiros.

A mesa foi composta pelo vereador e propositor da audiência, Irani Guedes; Secretário Adjunto de Saúde, Carlos Aurélio; presidente do Conselho Municipal de Saúde, Tiago André; vice-presidente do Sindicato dos Enfermeiros do RN, Mateus Eutrópio; coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN, Paulo Martins; enfermeira Ana Karina, representando as servidoras da Maternidade Divino Amor; e o advogado do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN, Andrey Leirias.

Na abertura do evento, o coordenador do SindSaúde RN, Paulo Martins, elogiou o trabalho realizado pelos profissionais de Saúde no município e solicitou uma mudança de estratégia que atenda a todas as categorias. "Para nós, do sindicato, nos resta fazer a denúncia e lutar para que as pessoas tenham dignidade. A produtividade é algo que não podemos abrir mão. Se o médico tem direito, ele não trabalha só. Ele precisa da categoria para ajudá-lo", declarou Paulo.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Tiago André, em sua fala, salientou que "a Saúde não é de um profissional só, ela é uma atividade que demanda de todos. Se a atividade, por si só, é multiprofissional, por que só algumas classes são privilegiadas?", questionou. Além disso, ele enfatizou que o órgão está de portas abertas para todo tipo de denúncia, com intuito de evitar irregularidades no município de Parnamirim.

O Secretário Adjunto de Saúde, Carlos Aurélio, reconheceu a deficiência da questão e prometeu melhorias. “Vamos tentar mudar a forma de como é feita a progressão, dando celeridade ao processo. Em vez de os processos (da Saúde) irem para a Procuradoria do Município para terem o aval jurídico, poderiam passar pelo corpo jurídico na secretaria de Saúde, pois temos pessoal que poderia fazer essa parte”, explica.

Na ocasião, o parlamentar Irani Guedes informou que a temática discutida será enviada, em ofício, ao Gabinete Civil, para que, na sequência, possa ser tratada junto à gestão. O vereador enfatizou o trabalho realizado pela Casa Legislativa aos servidores do município e prestigiou o comprometimento da atual legislatura. "Quando a fala chega, as coisas mudam. E só pode mudar com todos lutando juntos por melhorias", afirmou o vereador.

A Audiência Pública foi transmitida ao vivo e está disponível no canal do Youtube da Câmara de Parnamirim.